terça-feira, 1 de julho de 2008

"O dia em que o mundo mudou"

O dia 1º de Julho de 1988 foi um dia especial para o mundo: há 20 anos nascia a espinha dorsal da Internet, o primeiro backbone de 1,5 megabit por segundo. Dois anos antes, a National Science Foundation (NSF) já tinha deixado para trás as barreiras do militarismo que ainda envolvia a ArpaNet, o verdadeiro embrião da Internet, e criado uma rede onde qualquer organismo poderia conectar suas próprias redes.
É por isso que a NSF, ao comemorar o 20º aniversário da implantação do seu backbone, chamou aquele 1º de Julho histórico de "O dia em que o mundo mudou."
E mudou para melhor, para muito melhor.

O conhecimento humano, antes confinado em bibliotecas inacessíveis para a maioria, de repente começou a fluir por canais que agora se espalham pelo mundo inteiro catalisando novas mudanças, acelerando-as.

Claro que há os que dizem que a Internet também espalha coisas ruins. Há que se combater esses desvios, sem qualquer dúvida, mas não há motivos para nos concentrarmos neles.

Se os olhos são o espelho da alma, talvez essas pessoas não consigam ver muito além do que já trazem consigo. De forma que são justamente elas as que mais têm a ganhar com a fluidez do conhecimento, com a colaboração bondosa e desprendida dos anónimos que constroem essa nova Biblioteca de Alexandria sem muros e sem fronteiras, quem sabe apoiando-se para transformar o seu próprio mundo.

Sem comentários: